Santuário organiza montagem do tapete durante Solenidade de Corpus Christi
compartilhe nas redes
[sharify]No próximo dia 8 de junho (quinta-feira), a Igreja celebra a Solenidade Corpus Christi. Nessa ocasião, as paróquias de Presidente Prudente (SP) se unem para fazer uma celebração conjunta pelo centro da maior cidade do Oeste Paulista.

Em nível diocesano, a missa e procissão católica é presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada por padres da Diocese de Presidente Prudente. Como de tradição, os tapetes são montados de madrugada em avenidas e ruas da cidade. O Santuário Nossa Senhora do Carmo contará com uma equipe de voluntários para montagem de um dos tapetes com o tema “Espírito Santo”.

Solenidade
“A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que Jesus sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã”, explica a coordenadora da Pastoral da Catequese, Natalina Soares da Silva.
O Corpus Christi recorda a Instituição da Eucaristia, ou seja, a ‘Quinta-feira Santa’, quando Jesus esteve com seus apóstolos para comer do pão e beber do vinho como forma de selar a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado. A celebração, então, é um convite à devoção a este Sacramento, como também forma de festejar a presença viva de Jesus Cristo e renovar por meio da eucaristia o sacrifício Dele no calvário.
As tradicionais procissões surgiram em 1279, na Colônia (Alemanha). A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos como uma homenagem pública a Cristo presente no ostensório. Já no Brasil, a festa passou a compor o calendário religioso em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF). Os enfeites de rua surgiram na tradicional cidade mineira de Ouro Preto (MG).

Natalina fala que por ser a festa da presença amorosa de Jesus em meio a sua Igreja, ao seu povo, celebrar essa data é importante, “pois a Eucaristia é o Sacramento do Amor. Sendo próprio do amor à proximidade, é justo reconhecer nesse Sacramento um amor que supera todos os amores no céu e na terra. A Eucaristia é um mistério de fé e amor que se renova todos os dias nos altares do mundo inteiro e que mereceu uma festa tão bela para honrar e amar aquEle que é a razão da nossa fé e o alimento daqueles que neste mundo vivem a caminho da eternidade”.
Para este ano de 2023, após o momento da Liturgia Eucarística, os fiéis sairão em procissão da Catedral São Sebastião, passando pela Rua Barão do Rio Branco, seguindo até o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

Durante o momento de fé e adoração que dura cerca de uma ora, os fiéis vão rezando e cantando. As crianças são vestidas de personagens bíblicos que representam várias devoções marianas e acompanham o Santíssimo durante o percurso. Ao chegar em frente ao Santuário Diocesano, há a bênção do Santíssimo Sacramento e encerramento.
Para toda essa solenidade, as ruas são decoradas por mais de 400 voluntários, que confeccionam painéis formando assim um tapete de cerca de 47 metros. Cada paróquia do município é responsável pela montagem de um painel.
Painel do Santuário
A responsável pelo tapete da comunidade Maristela é a catequista e ministra da sagrada comunhão, Nancy Breda Braga, 65. Ela conta que esse trabalho é organizado pelas catequistas há mais de 20 anos. “É muito gratificante para nós, porque procuramos fazer o melhor para Jesus Eucarístico passar.”
Este ano, o Santuário montará um painel de 2,80 por 6 metros com o tema: Espírito Santo. Cerca de 40 voluntários ajudarão nesse trabalho e serão necessários 12 sacos de pó de serra, 7 sacos de sal grosso tingido e tampinhas de garrafa.

Além do tapete, a catequista compartilha que a paróquia ficou responsável pela montagem do altar da saída da procissão que fica em frente da Catedral e apreparação do entorno do altar com as cadeiras para as pessoas mais idosas.
“Celebrar Corpus Christi é retribuir ao Nosso Senhor, Jesus Cristo, um pouco por tudo que Ele faz por nós, através dos enfeites e de nossa adoração”, afirma Nancy.

Serviço
A Santa Missa terá início às 8h, em frente da Catedral São Sebastião, centro de Presidente Prudente (SP). A procissão será na sequência, com encerramento no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Na Maristela, também haverá missa às 19h30. Você e sua família estão convidados!