Santuário conta com ministério de coroinhas atuando a serviço de Deus
compartilhe nas redes
[sharify]No último domingo (05/11), em especial, a Capela São Padre Pio, localizada no Parque Furquim, realizou a missa com investidura de três novas coroinhas: Manuela Geraldo Rena, Sófia Rena Ferreira e Maria Clara Sguilace Piffer. A celebração foi presidida pelo padre Edcarlos Amorim Moreira e contou com a presença da comunidade e familiares das coroinhas.

A atuação das pessoas na igreja, independentemente da idade, é importante na evangelização. Não é à toa que sempre houve, na dinâmica litúrgica das missas e celebrações, um espaço reservado a voluntários a serviço de Deus.

Com isso, surgiu o ministério dos coroinhas e acólitos, dando oportunidade para crianças, a partir de três anos, de estar ao lado do altar quando o pão se transforma em carne e o vinho se torna sangue, ou seja, de ajudar a reviver a Ceia do Senhor e alcançar os corações dos fiéis da Igreja.
“As crianças são a esperança do amanhã. São instrumentos preciosos de evangelização. Trazem a alegria e a vitalidade para a comunidade cristã. São o mais puro e o primeiro exemplo do Servir a Deus”, explica a coordenação do ministério dos coroinhas e acólitos do Santuário Nossa Senhora do Carmo, formada por Mônica Minzoni Malatrasi, Marines Meireles Pipino Beraldo e Patrícia Rodrigues Naufal Spir.
Seja menino ou menina, o coroinha ajuda no serviço litúrgico da Santa Missa e da Igreja. A coordenação pontua algumas funções:
– Acolhimento pela comunidade;
– Experiência da vivência em comunidade através do exercício do Ministério dos Coroinhas;
– Apresentação dos materiais litúrgicos e cores litúrgicas;
– Vivência da missa através do servir;
– Oportunidade de conviver com os seminaristas, apresentando inicialmente a vocação para o sacerdócio.
Somente na Igreja Matriz existem cerca de 30 coroinhas atuando e há mais 15 candidatos em preparação.

Entre os novos coroinhas instituídos na Capela São Pade Pio, está Manuela Geraldo Rena, de 10 anos. Ela conta que o desejo de servir a Deus surgiu porque via seus irmãos atuando e que a sensação de ser investida como coroinha na igreja pelo padre foi muito emocionante.

A mãe, Vivian de Oliveira Geraldo, conta que deixou a filha Manuela entrar para o ministério por achar uma pastoral muito linda. “É onde as crianças, mesmo sem a primeira comunhão, aprendem o real valor de Jesus Eucarístico.”
Ainda para Vivian, ver a filha atuando na comunidade desde cedo é um orgulho. “Estamos em um tempo em que muitas crianças não têm esse interesse em servir a Deus”, explica.
Serviço
Para se tornar coroinha na Maristela existem alguns requisitos:
– Ter idade mínima de três anos;
– Preencher a ficha de cadastro disponível na Secretaria da Paróquia;
– Participar dos encontros, que são geralmente a cada 15 dias;
– Servir nas missas, de acordo com escala previamente divulgada.
Em breve, a coordenação estará convocando novos coroinhas interessados para iniciarem as formações.
“Lembramos da importância dos pais, cuidadores e responsáveis neste Ministério. Seu exemplo de compromisso e de disciplina em trazer as crianças, frequentar as missas e cumprir as escalas são de fundamental importância”, ressaltam as coordenadoras.