Saiba como foi o primeiro acampamento de 2021 e confira a programação para o próximo ano
compartilhe nas redes
[sharify]Quem não está ansioso para a retomada total dos acampamentos no Centro de Formação Paroquial? Pois bem, a espera já acabou! O primeiro a retomar com todos os vários cuidados necessários para a prevenção da Covid-19, foi o Acampamento Magníficat, após a suspensão iniciada em 2020.

“Foi maravilhoso! Tudo transcorreu sem qualquer anormalidade. Toda a equipe de trabalho e todos os campistas enviaram para a coordenação cópias de suas carteirinhas de vacinação comprovando a totalidade de pessoas imunizadas com pelo menos duas doses. Dá para viver o acampamento com muita segurança”, afirma uma das coordenadoras, Sandra Cristina Tártari, 54.
O Magnificat ocorreu dos dias 26 a 28 de dezembro. Diversas medidas sanitárias foram implantadas nesta edição, que serão utilizadas ao longo do próximo ano até novas orientações dos órgãos de saúde:
- Higienização constante de sanitários, refeitório e até mesmo cadeiras utilizadas pelos campistas;
- Microfones individuais para pregadores e música;
- Colocação de cadeiras para momentos de palestras com distanciamento social;
- Disponibilização de álcool em gel para todos os campistas e recipientes com álcool líquido acessível em diversos pontos do Centro de Formação;
- Nas refeições, pratos e talheres previamente higienizados e dispostos na mesa de forma a evitar manuseio de outras pessoas.
Uma das campistas que pode vivenciar essa nova experiência foi Roseli Fernandes Paulino, 44. Assista ao vídeo que ela gravou com todo carinho, contando um pouco dessa retomada tão esperada.
Outro campista que realizou o acampamento também deixou o seu testemunho.
O novo início!
Para o idealizador e propagador dos acampamentos, Astromar Miranda Braga, a retomada precisa ser comemorada, ainda mais que foi com o Magnificat, um dos mais novos da comunidade.
“Olha a profundidade disso! Essa retomada começou com um acampamento mariano. Assim como tudo começou lá atrás com o ‘Sim’ de Nossa Senhora, a retomada da salvação, a nova Aliança de Deus conosco, começou com a Maria, aqui em nossa paróquia começou com o Magnificat. Não são coincidências, são providência de Deus mostrando para nossa comunidade continuar Mariana”, afirma Astromar.
De acordo com o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno, o maior prejuízo enfrentado durante esse período de suspensão foi em relação à distância pessoal e espiritual que as pessoas precisaram enfrentar.
“Não poder partilhar, abraçar, vivenciar esses momentos tão intensos de evangelização, este encontro pleno com Deus. Por isso, será um novo recomeço, uma gestação que estamos vivenciando para uma nova história e não podemos dizer se será melhor ou pior, será muito diferente e com certeza nossa missão será levarmos vida naquilo que nos foi confiado”, explica o sacerdote.
Antigas experiências
Quem participou dos acampamentos passados ressalta a importância que ele representa. Carla Brasil, 43, empresária em Aracaju (SE), veio especialmente para Presidente Prudente (SP) realizar o primeiro Acampamento Nacional. No relato, a campista, destaca a mudança de vida após ter participado do evento na paróquia.
Memórias
Já são 25 anos de acampamentos na Maristela. Ao longo desses anos, dezenas de grupos foram surgindo e milhares de campistas tiveram suas vidas restauradas pelo Espírito Santo.
“Esses anos representam toda a história de evolução e de influência que a nossa comunidade teve em nossa cidade e por que não dizer no Brasil? Nós criamos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, junto com as pessoas em Petrópolis, e transformamos tudo isso em uma grande resposta a evangelização!”, ressalta Astromar.
Abaixo, você confere a linha do tempo completa de todos os acampamentos que foram surgindo ao longo dos anos na Maristela:
1996 – Acampamento Juvenil 1997 – Acampamento Sênior 1999 – Acampamento FAC 1999 – Acampamento Joam 2000 – Acampamento Mirim 2001 – Acampamento de Casais 2002 – Acampamento de Família 2003 – Acampamento Trekking 2005 – Acampamento de Noivos 2008 – Acampamento de Oração Jovem 2010 – Acampamento de Oração 2012 – Acampamento “O Retorno” 2015 – Acampamento Nacional 2017 – Acampamento Magnificat 2017 – Acampamento PAC
Com tantas histórias e aprendizados, a paróquia vem sempre buscando melhorar e evoluir. De acordo com o padre, a comunidade investe em valores de evangelização. “Por isso os acampamentos, ao longo dos anos, tem sido um meio muito eficaz através do kerigma, de trazer pessoas para próximo de Cristo e sendo servidores na vida em comunidade de diversas faixas etárias, trazendo a alegria em poder em testemunhar e poder levar adiante através do servir em comunidade.”
Acampamentos 2022
A expectativa só aumenta para as próximas edições. Na arte abaixo, você irá conferir a agenda completa de todos os eventos previstos para o ano de 2022. Fique atento às inscrições entrando em contato com a coordenação do acampamento, pois as vagas são limitadas.

O telefone da Secretaria Paroquial para mais informações é o (18) 3223-5637. Aos campistas, o padre Rodrigo finaliza com uma mensagem: “Que esse novo recomeço seja uma força para que possamos não desanimar em meio às tempestades, mas nos colocar sempre de pé para levarmos adiante aquilo que Deus tem confiado a cada um de nós!”