Pastoral Familiar promove Semana da Família com programação especial na paróquia
compartilhe nas redes
[sharify]O Santuário Nossa Senhora do Carmo realizou, entre os dias 11 a 18 de agosto, a Semana da Família com uma programação especial que trouxe o tema: “A família é o coração de Deus aqui na Terra”.
Célula vital da sociedade onde os valores e princípios são transmitidos de geração em geração, a família é prioridade para a Igreja e para o caminho da evangelização. Por isso, como forma de aprendizado, é necessário lembrar que ser família é um chamado, já que é no seio dela onde aprendemos o significado do amor, do respeito, da solidariedade e da fé.
Assim como nos anos anteriores, a Semana da Família foi pensada e organizada pela Pastoral Familiar. “Convidamos a todos para que, juntamente com sua família, participassem conosco dessa maravilhosa semana preparada com muito amor e carinho”, fala uma das responsáveis pela organização do evento, Rosa Lucia Guitti de Oliveira Andrade. Ela atua juntamente com a Ana Baldacim na coordenação da Pastoral Familiar.

Anualmente, em agosto, a Igreja Católica em todo Brasil celebra o mês das vocações e dedica uma semana para celebrar a família. Com isso, pais e filhos têm a oportunidade de se aproximarem e rezarem juntos, como também aprender as primeiras noções sobre Deus e experimentar essa verdade cristã.
Durante esses dias, no contexto do Mês Vocacional, a Igreja celebra a importância da vocação familiar e do serviço de evangelização às famílias. Este evento também busca refletir sobre a preservação da família e do bem-estar, da união, do amor e do diálogo.

“A Igreja busca mostrar a importância da família para aqueles que assumiram essa vocação. Caminhamos juntos com a pastoral diocesana, onde foi nos apresentado o livro Hora da Família. Foi em torno disso que preparamos a programação da semana”, explica Rosa Lúcia.
O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, distribuído para grupos de todo o país celebrarem em casa, nas comunidades e paróquias.
Cada celebração diária contou com um tema específico para reflexão da comunidade. “Normalmente, na hora da família, o padre foca neste tema e, na hora do ofertório são apresentados alguns itens, como por exemplo, terço, água, sal e, após a celebração, os mesmos são distribuídos para a comunidade”, conta.

Programação
1º dia (11/08 – Domingo): São José, o patriarca da família
2º dia (12/08 – Segunda): Família: Casa firme na Rocha
3º dia (13/08 – Terça): Família: Lugar de relacionamento profundo com o Senhor
4º dia 14/08 – Quarta): Família: Partilha da fé e da caridade
5º dia (15/08 – Quinta): Papel da família na Bíblia
6º dia (16/08 – Sexta): Família: Testemunho do amor de Deus pela humanidade
7º dia (17/08 – Sábado): Maria: Mãe da Obediência
8º dia (18/08 – Domingo): Sagrada família: Modelo ideal
Serviço
Com o tema “Sagrada Família: Modelo ideal”, a Santa Missa de Encerramento da Semana da Família será neste domingo, 18 de agosto, às 19h, na Igreja Matriz. Participe com a sua família!