Novidade: Encenação da Paixão de Cristo ocorrerá pela primeira vez no IBC
compartilhe nas redes
[sharify]Um dos momentos mais aguardados durante a Semana Santa é a encenação da “Paixão de Cristo”, um evento que representa o cerne da fé cristã: a ressurreição de Jesus. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, o grupo de teatro está se preparando para um espetáculo inovador que ocorrerá no dia 29 de março, marcando sua estreia no Centro de Eventos – IBC, em Presidente Prudente (SP).
Com o aumento do público ao longo dos anos, o grupo vem buscando formas de melhorar cada vez mais. Tanto é que neste ano, o espetáculo será com uma estrutura de palco diferente, iluminação e figurino aprimorados e um local maior, para acomodar aqueles que forem prestigiar.

“Teremos a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja, às 16h. Após a Celebração, acontecerá a procissão até o IBC, onde será realizada a encenação da Paixão de Cristo”, explica uma das diretoras de elenco, Ana Raquel Ersina Navarro, 24.

“Essa encenação é muito importante para fortalecer ainda mais a nossa fé, crer no poder da cruz que nos leva para a vida eterna. Nós não devemos jamais esquecer do amor de Deus para conosco, esse amor que foi derramado para nos salvar, a fim de que nós possamos também dar a vida pelos nossos irmãos, no perdão e na misericórdia”, destaca o pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira.
Em números, o teatro conta com cerca de 115 voluntários divididos em atores, manutenção e apoio. “São sete integrantes na coordenação do teatro e uma média de 60 atores. Existe ainda uma equipe de montagem, estrutura, iluminação e figurino, além do mistério de música e pregação, todos orientados pelo padre Edcarlos”, diz Ana.

Ela também conta que todo o planejamento começa com a escolha dos atores que interpretarão Jesus e Maria, já que eles precisam saber cantar. “Depois definimos o restante do elenco, sempre dando oportunidade a todos. Os ensaios são realizados mediante a disponibilidade dos atores e acontecem no Salão Paroquial de nossa comunidade.”

Em relação a emoção em atuar, Ana fala que o sentimento é de gratidão: “é a forma que temos de evangelizar as pessoas. Jesus Cristo veio à terra como homem e morreu para salvar a todos, sem distinção. Esse amor merece ser lembrado todos os dias por nós!”
Para que tudo seja realizado com excelência, o diretor geral e responsável pelos figurinos, Diego Trombin, 38, conta que tudo é pensado com antecedência e ajuda da comunidade paroquial. “A encenação tem como colaboradores os campistas acampamentos da paróquia, o Grupo de Jovens e algumas pastorais.”

Além de representar as principais cenas da passagem de Jesus, o teatro é uma forma de evangelização. “É uma forma de reviver a nossa salvação e celebrar a unidade em comunidade”, pontua Diego.
De acordo com o sacerdote, os fiéis podem esperar muita dedicação e empenho dos jovens. “Eles já estão há duas semanas ensaiando, procurando, foram no IBC ver como será todos os locais de cada estação e estão criativos, uma coisa belíssima.”
Durante a Semana Santa, também haverá participação da equipe de teatro no Domingo de Ramos, na Procissão do Encontro, as 7 dores de Maria, na Missa da Santa Ceia, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.
Serviço
O evento é gratuito ao público e ocorrerá no dia 29 de março (Sexta-feira da Paixão), com início às 16h no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Primeiro ocorrerá a Celebração, seguida da procissão e, por fim, a Encenação da Paixão de Cristo no IBC, localizado na Rua Orlando Ulian, 153, Vila Furquim, em Presidente Prudente.