Novena de Natal tem início na próxima terça (13)
compartilhe nas redes
[sharify]Estamos nos aproximando do Natal e mais uma vez podemos ser tocados por esse importante momento. Para se preparar para esta ocasião, o Santuário Nossa Senhora do Carmo realiza, do dia 13 a 21 de dezembro, a tradicional Novena de Natal durante as celebrações das Santas Missas, às 19h30.

Mesmo que o princípio inicial das novenas de Natal seja se reunir em casas, esse ano será um pouco diferente. “Optamos logicamente, não excluindo as outras formas de realizarmos a novena, mas de estarmos realizando na igreja, na comunidade. Então, para aqueles que não podem por diversas situações, então nós também teremos na igreja”, explica o pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
A Igreja destaca que a primeira novena foi a de Pentecostes, após a ascensão de Jesus ao céu. Ele ordenou que seus discípulos se reunissem no cenáculo para se dedicarem à oração constante (At 1, 14), que rezassem por nove dias antes de receber o Espírito Santo no Pentecostes.
“Mais uma vez, nós lembramos de elementos que nos ajudam a rezar. A novena é uma grande tradição de preparação onde as famílias costumeiramente se reuniam em casas, em grupos de terços, de reflexões, grupos de afinidade para a realização destes nove dias de preparação para o Natal”, afirma o padre.
Realizada em todos os cantos e comunidades do Brasil, a Novena de Natal carrega consigo um momento de reflexão sobre o nascimento de Jesus Cristo, de acolher o Senhor e se preparar para a celebração da vida.

“O objetivo é exatamente suscitar no coração das famílias este tempo de graça de preparação e de sermos a real manjedoura do nascimento do nosso salvador. Esse é o significado do Natal. Natal não é um dia, é uma pessoa, é Cristo e por conseguinte seus valores dentro da nossa vida”, diz padre Rodrigo.
Para Nancy Breda Braga, que será uma das condutoras da Novena, destaca que a novena vem para reforçar as reflexões e dar maior sentido nos preparativos para o Natal. “Durante muitos anos, a novena era realizada nos setores da paróquia, mas depois da pandemia ficou mais difícil ir nas casas. Portanto, nosso pároco teve está iniciativa para facilitar aos paroquianos a celebração da novena que nos traz muitas reflexões.”
Sobre o Natal, ela destaca que um momento de pedir perdão, reconciliação com a família e momento de fortalecimento dos laços de amor e amizade. “O Natal nos ensina que devemos agradecer e celebrar o nascimento do menino Jesus, que veio para nos salvar.

“Nós precisamos realmente semear atitudes de Cristo e cada vez que nós estivermos amando, acolhendo, perdoando, nós já estaremos celebrando o Natal. Por isso, o maior presente que nós podemos realmente dar e receber neste Natal é exatamente multiplicarmos os valores de Cristo dentro da casa, dentro da família, dentro dos nossos relacionamentos, nas nossas amizades onde quer que nós estejamos e, principalmente, na igreja”, finaliza padre Rodrigo.
Serviço
Participe da nossa Novena de Natal dos dias 13 a 21 de dezembro, na Igreja Matriz, às 19h30, com Santa Missa. Aproveite e tenha em mãos o livro para acompanhar a Novena clicando aqui.