Conheça mais a Capela São Luis Gonzaga
compartilhe nas redes
[sharify]Localizada no Parque Primavera, em Presidente Prudente (SP), a história da comunidade São Luis Gonzaga teve início no começou 1993, com o apoio de padre Aurélio da Silva Ribeiro e Dom Agostinho Marochi, quando tiveram a ideia de criar uma capela no local. Antes desse período, as celebrações ocorriam nas casas dos fiéis.
“A comunidade se iniciou também com celebrações em casas do bairro até a edificação da igreja e posteriormente o seu salão. É uma história de muita fé e devoção”, destaca o atual pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
As obras da igreja começaram no dia 3 de abril de 1994. Já a inauguração e a Santa Missa de dedicação da capela foi realizada no dia 21 de setembro de 1996.

Padroeiro
O nome do Santo Padroeiro foi sugerido por padre Aurélio e ganhou a aprovação da comunidade. “Os fiéis abraçaram essa devoção a São Luis Gonzaga. Padre Aurélio sempre teve um afeto maior por essa comunidade, inclusive quando esteve enfermo e emérito, continuava a rezar toda semana na comunidade”, destaca padre Rodrigo.
Atividades desenvolvidas
A Pastoral Familiar do Santuário Nossa Senhora do Carmo sempre tem realizado um trabalho com as famílias do Parque Primavera e também com as crianças como um todo. “Para nós é sempre um cuidado especial com cada comunidade. Também temos celebrações nas casas e isso faz com que tenhamos um olhar especial para com todos que lá residem”, enfatiza padre Rodrigo.
Todos que servem na comunidade são voluntários. “É um bairro pequeno. Então, nós temos ali pessoas que desempenham a missão de abrir e fechar, cantar, limpar, catequizar e realmente levar nas pastorais aquilo que é possível de acordo com o número de moradores”, explica o sacerdote.

Maria Luiza dos Santos Leite, 65, é umas das Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão há mais de 30 anos. “Nos domingos, eu levo comunhão para os doentes acamados. Isso me faz muito bem!”

Frequentante ativa na comunidade há 31 anos, Solange Leon Moreno de Souza, 57, que é uma das coordenadoras da capela, faz parte da equipe litúrgica, é ministra e agente no ministério da música. “Sempre gostei de ajudar com o pouco que sei, em gratidão a Deus pelo tenho.”

A coordenadora ainda conta que o fato mais marcante que ocorreu na capela foi que, durante 11 anos no terreno das missões, não nasceu nada e nenhum tipo de mato. “O terreno ficou limpo todo esse tempo! O saudoso Dom Agostinho, na época, falou que era um sinal que iria acontecer muitas coisas boas. Dois agrônomos, missionários redentoristas, não definiram o que aconteceu no terreno.”
Hoje, a Capela São Luis desempenha reuniões de setores, novenas, missas e celebrações da Palavra. Também conta com Missa Solene em honra ao Padroeiro que ocorre todo dia 21 de junho.
Pensando no futuro
De acordo com o padre Rodrigo, os próximos passos para a comunidade são um projeto para reformas e adequações de acessibilidade e melhoria do som para melhor atender a comunidade.
O padroeiro
São Luis Gonzaga é um patrono da Juventude, dos seminaristas. “Muito jovem, vindo de uma família nobre, ele se coloca a servir e entra para a vida religiosa. Mesmo jovem, é acometido de uma enfermidade e veio a falecer. São Luis era dedicado ao seu ‘sim’ e ao projeto de Deus com muito afim e amor. É motivo de muita alegria em termos ele como patrono dessa comunidade”, afirma o padre.
Serviço
Atualmente, a Capela São Luis Gonzaga conta com missas às quintas-feiras, às 20h15, e Celebração da Palavra aos domingo, às 9h. A igreja fica localizada na Rua Izael Pires Maciel, 131, Parque Primavera, em Presidente Prudente (SP).