1º Acampamento de Escoteiros pós pandemia reúne 120 jovens no Santuário
compartilhe nas redes
[sharify]Nos dias 23 e 24 de outubro, o Grupo de Escoteiro “Monte Carmelo” promoveu o 1º Acampamento de Escoteiros que reuniu 120 jovens, entre 11 e 17 anos, e mais de 60 voluntários. O evento ocorreu no Centro de Formação Paroquial. Esta edição foi a primeira após a pandemia do coronavírus.

“Vemos com bons olhos poder juntar nossos jovens junto a natureza, fazer novos amigos e fortalecer amizades. Os acampamentos escoteiros são muito valiosos para buscar a autonomia e desenvolvimento dos jovens”, destaca Vilma Ferreira Castro, 56, presidente do grupo.
De acordo com Vila, este ano foi levado em conta a metodologia do 30° ELO Nacional, uma atividade proposta pelos Escoteiros do Brasil e aplicada de maneira descentralizada nos grupos. “A ideia é unir jovens para vivenciar a fraternidade escoteira, com jogos, atividades, espiritualidade, colocando em prática o programa educativo vivenciado no dia a dia dos escoteiros.”

Para quem participou do acampamento, como é o caso da Maria Julia Lustosa Petroski, 13, foi uma oportunidade de encontros e troca de conhecimento. “Foi muito bom pois contou com bastante interações entre irmãos escoteiros, muito aprendizado e a estrutura escolhida para este acampamento foi excelente”.

Maria é escoteira há seis anos e destaca o evento como especial pois reuniu jovens de várias cidades. Para ela, é difícil citar só uma única coisa que mais se encantou no acampamento. “Gostei das atividades realizadas em equipes nas bases, as atividades com água e a comida que estava deliciosa.”

O Grupo Escoteiro “Monte Carmelo” já está se preparando para enviar jovens ao evento nacional no próximo ano, que será em Barretos (SP) e são esperados cerca de 4000 escoteiros. “O movimento escoteiro está sempre em movimento”, finaliza a presidente. ‘