Santuário dedica segundas-feiras para rezar pelas almas do purgatório
compartilhe nas redes
[sharify]Desde o dia 29 de maio (segunda-feira), o Santuário Nossa Senhora do Carmo vem realizando, pela primeira vez, a “Novena Perpétua pelas Almas do Purgatório”, durante a Santa Missa, com exposição do Santíssimo. O encontro ocorre toda segunda-feira e segue até esse dia 24 de julho. Depois, será reiniciada.
“O nome ‘novena’ significa que são nove segundas-feiras. Quando terminar o nono dia, faremos duas coisas: rezaremos a Ladainha pelas Almas do Purgatório e acenderemos a vela pelas almas do purgatório”, explica o atual pároco, padre Edcarlos Amorim Moreira.

No catolicismo, existe uma tradição de dedicar cada dia da semana a uma devoção diferente. Assim, a segunda-feira foi escolhida como o dia voltado a orações pelas almas do purgatório, por meio de missas, entoação de ladainhas, terço e novena.
De acordo com os ensinamentos católicos, o fiel, após a morte, tem apenas dois destinos: o céu ou o inferno. Porém, para aquele que tem dívidas pelos seus pecados com Deus, temos o purgatório, do qual consiste uma etapa que precede o céu, sendo um lugar onde o apego ao pecado é purificado antes de entrar na visão beatífica do céu.
Com essa base de ensinamento, todos podem rezar por essas almas no purgatório, pedindo a Deus que tenha piedade delas e que diminua o tempo de purificação, como explica o padre Edcarlos sobre a importância da novena.

“Nosso objetivo é voltado para duas situações: primeiro para as almas que estão no purgatório sofrendo; segundo, a gente pede que elas já intercedam por nós, saiam desse sofrimento”, afirma o sacerdote.
Uma das participantes da novena é a secretária da Missão Mariana Braga e integrante da Pastoral Mães de Anjos (grupo de apoio que acolhe mães que devolveram seus filhos para Deus), Patrícia Navarro, 50. “Participar dessa novena é uma forma de me manter firme na oração, já que a novena ajuda a aliviar os sofrimentos dessas almas e apressar sua ida para o céu. Essas almas não podem fazer mais nada por si mesmas. A nossa oração é capaz de aliviar seus tormentos. Acreditar na misericórdia de Deus para que um dia cheguem ao céu”, fala Patrícia.

Ela compartilha ainda que a novena ocorre durante a missa. O padre reza com a comunidade e clama pela misericórdia divina para a piedade das almas que sofrem no purgatório.
“Nós, católicos, não rezamos pelos mortos para que se salvem. Se queremos que alguém se salve, rezemos enquanto a pessoa está viva, porque o único jeito de ela salvar-se é fazendo alguma coisa ainda nesta vida para corresponder ao amor de Deus e de Cristo. Se ela morrer em pecado, estará condenada para sempre”, diz o padre Edcarlos.
Serviço
Você pode participar da Novena Perpétua pelas Almas do Purgatório toda segunda-feira, na missa das 19h30, na Igreja Matriz. Neste próximo dia 26 de junho, será o quinto momento de oração. Após os nove dias da sequência da Novena, ela será recomeçada.