Retrospectiva: veja como foram os três primeiros meses de 2022 em nossa comunidade
compartilhe nas redes
[sharify]O ano de 2022 foi marcado pela retomada de praticamente todas as atividades do Santuário Nossa Senhora do Carmo, após dois anos de pandemia. Nesta matéria, vamos relembrar os principais fatos que marcaram os três primeiros meses do ano.
“Nós temos dentro da comunidade vários trabalhos evangelizadores que são meios para nos fazer estarmos mais próximos a Cristo e muitos destes vão jubilando, vão marcando história, como é o caso da Infância Missionária, dos acampamentos e tantos outros movimentos, que realmente marcam vidas e isso faz toda a diferença”, destaca o pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
Um dos destaques vai para as centenas de celebrações e missas na Igreja Matriz e nas capelas. Até então, o padre Rafael Sotocorno também presidia os ritos na Maristela.

Centenas de crianças foram batizadas. Os pequenos também tiveram a oportunidade de participar de várias missas aos domingos, que ocorreram de forma presencial durante todo o ano.
IAM
Em uma dessas celebrações, a equipe da Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemorou os 25 anos do movimento recebendo o crucifixo missionário peregrino.

Catequese
Para cuidar da evangelização das crianças, a Pastoral da Catequese desempenhou um trabalho com 776 catequizandos e mais de 100 atequistas em 2022. “Foi um ano muito gratificante para nós! Retornamos às atividades presenciais após dois anos de pandemia e ficamos muito felizes em receber os nossos catequizandos após a reforma. Ficaram muito felizes com o retorno”, ressalta Natalina Soares da Silva, coordenadora da Catequese.

A pastoral realizou dinâmicas, encontros com as famílias e outras atividades que não era possível ser organizadas nos anos anteriores devido ao isolamento.

Para este ano, a coordenadora deixou um recado: “Nossa expectativa é a melhor possível. Avaliamos o que mais funcionou em 2022 e repetiremos neste ano. Estamos também com novos projetos e ideias, pensando sempre na formação dos nossos catequizandos de maneira teórica e prática.”
Down
Inclusão também foi tema de uma das celebrações do início do ano. A Santa Missa em Ação de Graças à Síndrome de Down ocorreu no dia 21 de março, presidida pelo padre Rafael, na Igreja Matriz.

Outras atividades
Também foi um ano repleto de acampamentos. Para arrecadar fundos, houve o drive thru da Yakisoba. No quesito espiritualidade, Missas clamando por cura e libertação foram realizadas.



Assim, padre Rodrigo tem a expectativa para 2023: “Realmente esperamos um ano de muito trabalho, já que não existe nada fácil. Por isso, nossa comunidade é tão forte exatamente por perseverar, por ter esse cuidado, por realmente estar de braços abertos e que isso seja multiplicado”, finaliza.