Organização prepara 6ª edição do Acampamento Nacional
compartilhe nas redes
[sharify]Conhecida pelos diversos acampamentos, o Santuário Nossa Senhora do Carmo avança a cada ano em busca de evangelizar além das fronteiras. Em 2022, o Acampamento Nacional chega em sua 6ª edição, atraindo campistas de diversos locais do país para o interior de São Paulo.
“O objetivo é levar o acampamento para várias regiões do Brasil, pois alguns vem para Presidente Prudente (SP) e depois vamos nos estados e cidades do Brasil para passar os acampamentos e depois eles dão essa sequência”, destaca Carlos Henrique Langhi, 58, um dos coordenadores.

Este segmento de acampamento abrange pessoas maiores de 18 anos e surgiu com a intenção de levar o acampamento a várias regiões do país e evangelizar de uma maneira mais rápida. “As pessoas queriam vir para fazer os acampamentos mas tínhamos que atender nossa cidade e assim não havia vagas. Dessa maneira, abrimos esse acampamento somente para cidades de fora de Prudente”, fala Carlos.

De acordo com o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno, a metodologia dos acampamentos consiste em apresentar o kerigma, ou seja, o anúncio de Deus através do seu amor e com isso, faz os participantes refletirem sobre os erros e experimentarem a salvação.
“É utilizado também de uma dinâmica de desafios para que as pessoas possam contextualizar nas dificuldades do dia a dia, nas barreiras que enfrentam, trazendo para a questão espiritual”, explica o sacerdote.

Essa metodologia de acampamento vem sendo realizada desde as raízes da comunidade e multiplicou-se com vários outros. “Como nós não estávamos dando conta de atingir a demanda com o acampamento paroquial, nós então abrimos este leque para acolher pessoas de outras localidades, padres, leigos engajados, para que possam também realizar a experiência e depois levar as suas comunidades”, explica padre Rodrigo.

O acampamento não é uma pastoral, mas é a porta de entrada para servir em uma das pastorais que a comunidade dispõe. Tanto é que para Carlos, que faz parte desde o primeiro Acampamento Nacional, o evento “representa a oportunidade de poder levar a várias pessoas e regiões o amor de Deus, para que elas possam viver os melhores dias da vida delas e, depois desse acampamento, elas poderem levar as comunidades e paróquias que fazem parte. É maravilhoso ver como esse acampamento muda vidas e se perpetua nas comunidades”.
Além das fronteiras
Carine Dantas Brasil Pimentel, 42, veio de Aracaju, no estado de Sergipe, participar da primeira edição do Acampamento Nacional realizado em 2015, após um convite de um dos membros da comunidade.
“O acampamento representa meu verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus, vivo, ressuscitado. Ele mudou totalmente minha história de caminhada com Jesus. Conheci um Deus leve, que ama, perdoa e que acolhe a todos”, afirma Carine, que experimentou o acampamento pela primeira vez.

A experiência significou tanto para ela, que tempos depois, a campista formou um grupo para criar o acampamento no Sergipe. “Para a honra e glória do nosso Deus, estamos no 4° Acampamento de Sergipe. Essa bênção está agora na nossa comunidade e vem crescendo a cada dia”, ressalta.
Serviço
O Acampamento Nacional já está com as vagas encerradas e ocorrerá dos dias 12 a 15 de novembro. A missa de encerramento será no próprio Centro de Formação do santuário.