Pastoral da Saúde atua com a comunhão domiciliar na comunidade
compartilhe nas redes
[sharify]Em busca de ir ao encontro dos enfermos e das pessoas impossibilitadas de irem até à Igreja, o Santuário Nossa Senhora do Carmo vem desenvolvendo um trabalho especial com voluntários da Pastoral da Saúde. Semanalmente, ministros e ministras da Sagrada Comunhão Eucarística levam a comunhão para pessoas doentes ou com restrição médica que solicitam a pastoral.
Além disso, os agentes também auxiliam em outras questões. “As famílias entram em contato com a comunidade pedindo as visitas em suas casas, que incluem desde uma boa conversa com os doentes, até acompanhar um sacerdote para conceder a Unção dos Enfermos. É um trabalho de muita doação, dedicação e reconhecimento de todos, pois um dia precisaremos desse serviço silencioso e tão importante”, destaca uma das coordenadoras, Vera Ilze Lavecchia Fedato.

Segundo a coordenadora, esse tipo de serviço na comunidade tem por finalidade amparar aqueles que precisam de Jesus Eucarístico para se sentirem mais amados, pois eles seguem o que Jesus fazia, vão ao encontro dos doentes e necessitados.
“A Igreja sempre teve este olhar para com os mais necessitados. Antes, somente os religiosos, padres, irmãs, realizavam esse levar do Sacramento. Porém, viu-se então a necessidade de vestir leigos comprometidos para realização deste Ministério. Então, é confiado a leigos engajados, este cuidado especial de levar a Santíssima Eucaristia aqueles que não podem ir ao templo”, explica o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.
Gislayne Maria Badan Ferreira, 56, também faz parte da coordenação da Pastoral da Saúde e é ministra há 21 anos. “É um trabalho maravilhoso, mas temos que nos doar por inteiro no tempo, na escuta, no carinho, no amor. É no próximo, naquele que mais precisa, que vemos a face de Jesus.”

De acordo com ela, onde se faz necessário a visita, a coordenação entra em contato com as ministras e vê quem está disponível. A Pastoral atua também nos hospitais e casas de eepouso do município de Presidente Prudente (SP).
“São pessoas chamadas por Deus para levar Jesus Eucarístico e com isso, promover a saúde e o acolhimento com carinho, capaz de escutar o próximo no seu momento de dor”, ressalta a coordenadora Vera.
Vera conta ainda que conhece vários testemunhos de fé. “O mais recente é de uma senhora que está com mal de Alzheimer, mas quando estamos fazendo as orações, ela reza conosco e isso nos emociona, pois essa paixão por Cristo é que nos faz ter sentido nessa vida!”
Serviço
Para solicitar atendimento da Pastoral da Saúde é necessário que entrem em contato com a Secretaria Paroquial pelo número (18) 3223-5637. Assim, serão enviados agentes para a visita e verificarão a real necessidade.
A pastoral atende em hospitais, pessoas enfermas em domicílios e também que estejam impossibilitados de vir à igreja, com orientação médica no sentido de gravidez, repouso.
Quem tiver interesse em ser voluntário na pastoral também deve procurar a secretaria. O trabalho é iniciado como acompanhante de alguma ministra. “A ministra nunca pode levar a Eucaristia sozinha. Sempre tem que estar acompanhada e é o padre quem convida para ser ministra na comunidade”, explica a coordenadora Gislayne.